Se você já investe em marketing digital ou se quer começar a apostar nessa prática como estratégia para seu negócio, saiba que marcar presença no meio digital é fundamental para garantir o sucesso de sua empresa. Para te ajudar nessa missão, sites, hotsites, landing pages e lojas virtuais podem funcionar como ótimos aliados para seu negócio. Mas você conhece as diferenças entre eles?
Pensando em te ajudar a pensar nas melhores estratégias para sua marca, nós preparamos este artigo explicativo para que você conheça as diferenças entre site, hotsite, landing page e loja virtual. Vamos lá?
Site
O site é a estratégia mais básica de marketing digital e atua como o principal canal de presença digital de uma empresa. Podemos definir site como um conjunto de páginas hospedadas em um mesmo domínio, que abrigam informações gerais sobre a empresa, como produtos, serviços, contato, institucional e outras informações importantes que a empresa julgue relevante.
Por funcionar como uma espécie de cartão de visitas da empresa, um site, geralmente, possui muito conteúdo, divididos em diversas abas e páginas. O site é um domínio fixo, em que o conteúdo pode ser atualizado constantemente, mas seu prazo de validade é indeterminado.
Hotsite
Em português, hotsite pode ser traduzido como “site quente”. São utilizados para divulgar uma ação específica e pontual da empresa, como o lançamento de um novo produto, promoções, eventos, etc. Como essas ações possuem um prazo de validade, os hotsites são retirados do ar assim que elas chegam ao fim.
Por isso, os hotsites possuem uma vida útil pré-estabelecida, o que não acontece com um site, já que este último, normalmente, é feito para durar durante toda a existência de uma empresa. Os hotsites também costumam ter um apelo visual mais atrativo, já que precisam criar uma expectativa no visitante, despertando o interesse em fazer parte da ação proposta naquela página.
Landing page
Landing page é uma “página de destino” ou “página de aterrissagem”, em que o visitante chega após clicar em um link. Elas são feitas pensando estrategicamente em um público segmentado que demonstra interesse em um determinado produto, serviço ou material que a empresa pode oferecer, mas diferente dos hotsites, que mostram o conteúdo assim que o visitante acessa a página, as landing pages requerem uma ação do usuário para que ele obtenha o que aquela página pode oferecer. Geralmente, é preciso preencher um formulário.
As landing pages também podem oferecer as mesmas ações específicas que um hotsite, mas o foco dessas páginas é garantir conversões em venda ou capturar informações de leads. Outra diferença é que nem sempre as landing pages possuem uma data de validade em específica, já que em muitos casos elas podem existir durante todo o tempo de vida de um negócio.
Loja virtual
Uma loja virtual é uma plataforma que tem como objetivo promover a venda de produtos de maneira online. Ela pode estar hospedada dentro do site, como uma página específica ou ela mesma pode se apresentar na forma de site.
Diferente dos hotsites, que focam em apenas um produto, as lojas virtuais apresentam todos os itens que uma determinada empresa comercializa. A grande vantagem das lojas virtuais é a facilidade e praticidade de compra que elas oferecem aos consumidores!
Ok, agora vamos lá! Qual dessas estratégias você acha que sua empresa está precisando? Podemos garantir que todas elas podem ajudar seu negócio a crescer e ter melhores resultados, independente do tamanho e segmento de atuação de sua empresa.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais. E para ficar por dentro de nossas novidades nos siga no Facebook e Instagram. Até a próxima!